sábado, 17 de março de 2018

MEMBROS DO MOVIMENTO EMANCIPALISTA DE TABOQUINHAS IRÃO A BRASÍLIA


Membros da Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas – AMETA irão acompanhar a votação no Congresso Nacional da PLP 137/2015, no dia 27/03/2018.
Se a Lei for aprovada no Congresso ela ainda vai precisar da sanção do Presidente da República. Se for sancionada poderemos sonhar com a possibilidade de Taboquinhas se emancipar.

O que significa mesmo essa PLP 137/2015?
Ela é um Projeto de Lei Complementar que "dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal”.

O que diz o § 4º do art. 18 da Constituição Federal?
Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

Por que os Estados perderam a prerrogativa de criar novos municípios? Porque a Emenda Constitucional nº 15, de 1996 passou para a união o poder de criação de novos municípios.

Os distritos que buscam sua emancipação terão que se enquadrar nas exigências da PLP 137/2015, assim:
1 - Os distritos dos Estados do Nordeste só poderão se tornar cidade se tiver 12 mil ou mais habitantes;
2 - 2018 seria o ano ideal para se fazer os plebiscitos, mas não há tempo, devido os trâmites Federal e Estadual;
3 – Em 2020 não poderá ter plebiscito por causa da eleição municipal, então deverá acontecer entre 2021 a 2022, se todos os estados e os distritos prepararem sua documentação;

4 - Só teremos novos municípios no Brasil a partir da eleição de 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

200