quarta-feira, 22 de março de 2023

A BOA SENHORA OPINIÃO


Na ilustração acima, você pode ver Opinião (a mulher de olhos vendados), coroada com a Torre de Babel. Ela tem um globo no colo, um camaleão no braço esquerdo e uma varinha usada para sacudir os galhos da árvore, de onde caem folhas: folhas de livros e papéis, que não oferecem conhecimento, mas difamação e tolice, que em todas as ruas, em todas as barracas que você encontra. À esquerda está um homem parecido com um bobo da corte regando a árvore. À direita está o cavaleiro aristocrático, um viajante, que é a pessoa com quem a Opinião está debatendo.

Segue o diálogo:

 

— "O que significa esse camaleão que tem nas mãos, que pode adotar todas as cores exceto o branco?", pergunta o jovem nobre à opinião pública, que está na copa da árvore.

 

— "Assim, a opinião pode transformar-se em todas as formas que ouve, exceto na verdade, no que é certo".

— "E por que escorrem esses ramos das raízes da árvore das opiniões de modo tão abundante?", pergunta o jovem nobre.

— "Porque uma opinião pode discorrer assim e multiplicar-se até ao infinito", respondeu.

— "E por que seria chamado de tolo aquele que rega algo tão importante como a opinião pública"?

— "Porque o tolo é que concede vida, manipulando assim a opinião pública".

(The World Is Ruled & Governed By Opinion" foi publicado em 1641 por Thomas Banks. O texto é de Henry Peacham). 

“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário”. (Steve Jobs)

Já algum tempo a opinião, dos veículos de comunicação, vem distorcendo os valores morais da sociedade. Uma pena que as pessoas reproduzem opiniões falsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

200